![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjISr6CQLDHYTyVvTKZY4B8HZnm2H3Bg1bC7fgMw3lwVfALTd_MLCkNYHSLm-OPQSjRxTXN67wy34MrcnskPPv-jcTIzXGivAlZ-b-pPpKKsBnG-gYoEfe-DLi5nc8nFvOK4Sm5YbJYcXne/s320/viana.jpg)
Antônio Carlos Viana , é um escritor brasileiro nascido em 1946 na cidade de Aracaju(SE) onde atualmente reside . Viana é Mestre em teoria literária pela Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul,doutor em literatura comparada pela Universidade de Nice(França), e ganhador dos prêmios : Esso de Literatura (contos), em 1971; Prêmio da União Brasileira de Escritores (RJ), em 1974; Tobias Barreto da Prefeitura Municipal de Aracaju, em 1975; Prêmio nacional de Contos Cidade de Belo Horizonte, em 1991; e Prêmio Nacional de Contos da Associação Gaúcha de Escritores, em 1991; Prêmio APCA 2009 de melhor livro de contos.
O escritor conta com cinco livros publicados:
Brincar de manja é o primeiro e menos conhecido livro publicado de Antônio Carlos Viana. Como os livros que o sucederam é uma coletânea de contos onde se encontram os seguintes contos : Sobre um segredo inviolável; Quinta feira tem drama; Nas garras do leão; A mulher das mangabas; Parábola dos gatos no amanhecer; Aos pés do Senhor; De seu envelope de metal e vidro; Cocada na janela; Tia Napalma, coitada; O crime do parque nacional; A mancha; Chiqueiro ou um porco na meu quarto; Os caminhos de Jabutiana; Brincar de manja.
Segundo Viana este livro seria um livro tosco e de péssima revisão. Todavia esse livro rendeu uma ótima crítica por Haroldo Bruno , o que motivou Antônio a seguir carreira como escritor.
Em pleno castigo (1981)
O segundo livro de Viana , nomeia-se : Em pleno castigo , título tirado da epígrafe de “O Castelo”, de Kafka : “Nada temíamos do porvir, porque já estávamos em pleno castigo”. O livro, se caracteriza por todas as suas personagens, estarem passando por algum tipo de castigo, sem possibilidade de redenção.
Este livro apresenta de forma mais acentuada que o seu antecessor(Brincar de manja), traços de erotismo ,que acabam por ser característica marcante nos contos de Viana.
O meio do mundo e outros contos, é um livro que se caracteriza por suas personagens, estarem vivendo situações-limite , isto é , os personagens estão vivendo um momento onde suas vidas darão uma reviravolta.
A temática mais forte desse livro é a perda da inocência da infância, contendo passagens que remetem a sexo sombrio e perverso . Viana cria seus personagens em um mundo fechado como cidades do interior, onde os valores e tradições são muito fortes de modo aos personagens viverem histórias muito privadas que provavelmente só a literatura poderia contar.
Aberto está o inferno (2004)
Aberto está o inferno , é o quarto livro de Viana e seu nome vem da passagem bíblica: “ Aberto está o inferno e não há véu algum que cubra a perdição" (Jó, 26, 6). Nele é retratado um Brasil pobre e miserável , porem cativante prendendo a atenção do leitor.
Este livro apresenta 33 contos , sendo eles ambientados dentro e fora do Brasil, passando por países como
Cine privê (2009)
Cine privê é o ultimo livro que se tem notícia escrito por Viana .Nele são abordados situações de abuso da vida humana, como : uma adolescente pobre que cuida dos dentes em troca de favores sexuais ao dentista, um homem que tem como trabalho limpar as poltronas individuais de um cinema pornô ou até mesmo uma jovem que acabou de matar sua mãe.
Neste livro há o uso frequente de narrativa em primeira pessoa, onde Viana incorpora o ponto de vista do personagem, personagens esses geralmente de pouca visibilidade. Cine privê trata sobretudo, da luta dos indivíduos em preservar sua dignidade mesmo nas situações mais degradantes e humilhantesMarrocos e França , e paisagens como o árido sertão nordestino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário